Resenha | “A Descoberta”, de Michelson Borges & Denis Cruz

A_DescobertaPresenteado por um amigo, li no início de 2014 “A Descoberta: a experiência que revolucionou a vida de um cientista ateu”, dos autores Michelson Borges e Denis Cruz.

A obra, que reúne o talento literário de Cruz (O Livro Amargo) e a apologética evidencialista (clique) de Borges, apresenta uma história fictícia (romance) com conteúdo bastante apologético, e qualquer semelhança com a realidade (uma realidade bem possível) não é mera coincidência.

Explicando: a história percorre eventos entre os personagens Carlos Bagioni (um Físico bem sucedido, 42 anos), Laura (ex-esposa de Carlos) e Beatriz, filha do casal. O enredo ganha força quando um acontecimento (não revalarei spoilers) leva Carlos, que é um ateu convencido, a repensar as questões essenciais da vida e, principalmente, as respostas que (achava) que tinha.

Além da leitura tranquila imposta pelo talentoso Denis Cruz, Michelson Borges revela uma enxurrada de dados e citações que são um deleite para o leitor que quer entender ou que já está acostumado com as principais discussões na defesa da fé cristã.

Obviamente, é de se esperar que haja (e há) um equilíbrio entre o desenrolar da trama e as argumentações apologéticas (que geralmente ocorrem via personagens secundários). Este equilíbrio garante que os leitores menos interessados na discussão Ciência X Religião se aproximem do tema e, quem sabe, decidam então se aprofundar.

Livro indicadíssimo, a todos. Entretanto, pode ser que as pessoas que apresentam o perfil que citei no parágrafo anterior sejam, ao meu ver, o principal alvo.

Porém, caso você conheça um cientista ateu…não pense duas vezes!

Jônatas Duarte Lima

Ficha Técnica
“A Descoberta”
Autores: Michelson Borges, Denis Cruz
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 160
Quero adquirir

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s