A honra aos pais

[Na página “Days of Praise“, do ICR, são publicados diariamente textos para reflexão matinal (que, aliás, você pode receber gratuitamente em seu e-mail fazendo um cadastro aqui). Gostei muito do texto de hoje, e publico aqui sua tradução na íntegra.- JDL]


Família: a graduação mais importante
Família: a graduação mais importante

Honrando aos pais

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
(Êxodo 20:12)

Este é o “primeiro mandamento com promessa” (Efésios 6:2) e inicia a segunda parte das instruções de Êxodo 20 para uma vida caridosa. Enquanto os quatro primeiros mandamentos focam em nosso relacionamento com Deus, os últimos seis são destinados a proteger e aperfeiçoar o relacionamento entre os homens.

Dentre todos os relacionamentos humanos, a família é a esfera primária (Gênesis 1:26-28; 2:21-25; Efésios 6:1-2) para o aprendizado. Governo e nacionalidade têm seu lugar nos relacionamentos humanos, mas o lar é a estação básica de treinamento (Gênesis 18:19; Efésios 6:4) para que o senso de autoridade seja estabelecido.

O lar é o local para exercitar a disciplina que irá instilar o respeito pela autoridade (Hebreus 12:5-11). Tal disciplina poderá envolver punição corporal (Provérbios 22:15; 23:13-14) ou repreensão verbal (1 Tessalonicenses 2:11-12) e até mesmo envolver a conquista de recompensas ou privilégios (Gênesis 49:1-26). Quando os lares são negligentes em estabelecer a obediência a regras, o governo estremece e a sociedade cambaleia.

A promessa de uma vida longa é baseada na criança que obedece a seus pais (Provérbios 6:20), e que os auxilia à medida que envelhecem e precisam de assistência e cuidados. (1 Timóteo 5:8, 16).

O próprio Senhor Jesus se submeteu a esta autoridade (Lucas 2:51). Uma vez que Ele viveu uma vida sem pecado (Hebreus 4:15), consequentemente Ele guardou este mandamento e honrou Seus pais terrenos tal qual honra Seu Pai Celestial.

A honra destinada aos pais também é estendida a todos os idosos (Levítico 19:32). Quisera Deus que estas instruções fossem seguidas por todas as famílias.

Dr. Henry Morris III, em 11 de Junho de 2015

Nota do EF:Quisera Deus que estas instruções fossem seguidas por todas as famílias”. De fato, ao passo que muitas famílias preferem dar crédito à mídia de massa que doutrina moral e socialmente via novelas, filmes e seriados (além dos grotescos Reality Shows), o resultado observado é uma sociedade psicologicamente perturbada e sem padrões morais. Some os problemas educacionais das famílias aos conceitos materialistas/evolucionistas (que de ciência não têm nada) que as escolas ensinam: o resultado é o que se vê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s